Novo capítulo

Em busca de título inédito, Malgi começa a decidir nesta quinta a Liga Gaúcha de Futsal

Contra a Celemaster, de Uruguaiana, tradicional rival e atual tetracampeã, time pelotense faz jogo de ida da final no ginásio do Profut

Foto: Victória Hallal - Malgi - Nas fases de mata-mata, pelotenses deixaram Casablanca, de Bom Princípio, e Legendárias, de Rio Pardo, pelo caminho

A expectativa é de bom público no ginásio do Profut no feriado desta quinta (2) para o principal duelo do futsal feminino do Rio Grande do Sul. Em mais uma final da Liga Gaúcha, a Malgi começa a decidir, às 16h, o título da temporada 2023 contra a Celemaster, de Uruguaiana. As tradicionais rivais venceram as últimas quatro edições do torneio estadual, enquanto as pelotenses buscam o primeiro troféu, que vem batendo na trave.

Nesta terça o técnico Maurício Giusti comandou o último treino antes do confronto de ida da decisão. “Foram ajustados alguns detalhes, a gente vai seguir nosso plano de jogo focando muito no nosso time. Claro que cuidando das características do adversário, mas é um jogo que se encaixa muito, vai ter muita força, competitividade pela bola, briga por espaço”, projetou o treinador e coordenador da Associação Malgi de Esportes ao Diário Popular.

Na primeira fase do Estadual da Liga Gaúcha, que acontece paralelamente à disputa organizada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), a Malgi só perdeu uma das oito partidas. Foi justamente para a Celemaster, fora de casa, por 4 a 1. A equipe de Pelotas somou 21 pontos contra 22 das adversárias. Dos nove times participantes, oito avançaram aos mata-matas. As pelotenses eliminaram Casablanca, de Bom Princípio, e Legendárias, de Rio Pardo, para ir à final.

O detalhe que precisa estar a favor

Nos dois últimos anos, o título do clube da Fronteira Oeste foi conquistado em decisão diante da Malgi. O time de Maurício Giusti chegou muito perto da taça em 2021. Após derrota em casa, as pelotenses estavam em desvantagem de quatro gols no jogo de volta. Conseguiram virar para 6 a 5, forçando prorrogação. Um pênalti considerado polêmico abriu caminho para o triunfo das mandantes no tempo extra.

Já na temporada passada, houve empate por 2 a 2 em Pelotas e vitória da Celemaster por 3 a 1 na segunda partida. “A gente vem fazendo esses jogos decisivos contra Uruguaiana há muito tempo e sabemos que a atenção é total no jogo. Um detalhe tem feito diferença, como bolas paradas. A gente está trabalhando muito essa parte mental, de organização, de cuidado com o extraquadra. E criamos nossas estratégias pra surpreender nessa final e arrancar com vitória em casa, que seria importantíssima num confronto desse tamanho”, complementa Giusti.

Para tentar a conquista inédita, a Malgi tem a seu favor o entrosamento do time e algumas atletas extremamente identificadas. Como mostrou matéria do DP em agosto, quatro jogadores já atingiram marcas centenárias pelo projeto. Duda, Marília, Evelyn e Karina superam cem gols ou partidas vestindo a camisa branca, verde e preta.

O outro lado

A Celemaster chega a Pelotas em busca do penta estadual e com a manutenção da linha de trabalho. “Nesse ano nossa equipe é uma mescla de atletas experientes com atletas mais novas, pois estamos fazendo um processo de renovação. Mantivemos a base de nossa equipe de anos anteriores, todos os anos buscamos fazer isso para dar continuidade em nosso trabalho e vem dando certo”, diz ao DP o técnico André Malfussi.

Na comissão técnica, Malfussi passa a ter a parceria do pelotense Lorenzo Botelho, ex-treinador da ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis, que quase subiu à Série Ouro Masculina da FGFS em 2023. Ele foi anunciado nesta semana. Sobre a decisão, o treinador das rivais da Malgi projeta equilíbrio. “Já nos enfrentamos várias vezes nestes anos. São algumas semifinais e finais. Então tem tudo para ser um grande jogo”, resume.

Prestigie!

Ingressos para Malgi x Celemaster estão à venda por R$ 10. É possível garantir a entrada diretamente por contato via WhatsApp, no número (53) 99952-0520, Instagram e Facebook no @futsalmalgi ou e-mail [email protected]. Na quinta-feira o valor das entradas sobe para R$ 15. O ginásio do Profut fica localizado na rua Garibaldi, 150, na região do Porto de Pelotas.

A bola rola às 16h deste feriado de quinta-feira para o duelo de ida da final da Liga Gaúcha Feminina 2023. A partida de volta está marcada para as 19h do outro sábado, dia 11, no ginásio Schimitão, em Uruguaiana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Auxiliar de Daitx, Gabriel Dutra fala da vontade antiga de trabalhar no Xavante Anterior

Auxiliar de Daitx, Gabriel Dutra fala da vontade antiga de trabalhar no Xavante

Inter empata por 1 a 1 com o América Próximo

Inter empata por 1 a 1 com o América

Deixe seu comentário